quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A fase que nunca passa

Com os olhos marejados ela quer acreditar. Coloca na cabeça a frase "é só uma fase" e por um segundo seu coração fica tranquilo. Para ela, acreditar é difícil, mas está tentando. De um jeito leve e descontraído, amadureceu. O tempo, as pessoas, as alegrias e as tristezas transformaram essa garota. Posso ver daqui de longe o seu sorriso e ele tem mil maneiras. O meu preferido é o aberto, da risada louca e descontraída, mesmo quando ela insiste em manter aquele de quem tem que ser forte. Tudo bem, afinal, ela é.
Coisa bonita de olhar é quando essa moça fala que tudo vai ser diferente. Admiro essa atitude porque ela realmente faz ser diferente. As conversas que tem sozinha no carro são importantes. Quer ser grossa com quem a machucou, mas não consegue. Quer ignorar os fatos só para nenhum marmanjo zoar com a cara dela, mas segue como quem não devesse judiar de ninguém. Ela não consegue ser rancorosa, mas consegue deixar para lá, doa a quem doer.
Ah... e só dói nela, viu?
Essa fase é mais um capítulo do seu livro de romance, e ela continua a acreditar que o silêncio, o amor próprio e a perseverança são os ingredientes principais para ter paz no coração. Ela não é uma criança, mas também não aprendeu a ser mulherão. Ela é ela. Do jeitinho que encontrou nesse mundo. Se precisar, pede conselho até sobre como pedir pão na padaria, não por ser insegura, mas porque cansou de errar. Erros são normais, só que ela quer acertar desta vez. Acho que não tenho o que discutir sobre isso, admiro ela e os seus assuntos e desabafos.
Levanta, toma o seu banho, come alguma coisa, coloca a roupa em dois minutos. Essa moça não tem frescura para se arrumar. A única frescura que carrega é a cobrança com seus sentimentos. Ela foi capaz de colocar a mão no coração e tirar a mágoa, a dor, o amor. E hoje o seu peito bate mais forte, suas lágrimas ficam escondidas e os seus planos começam do zero, mais uma vez. Ela se garante quando o assunto é ser gente boa e vai ouvindo suas músicas sem pressa, pois aprendeu a deixar para trás.
A vida para ela é feita de fases e eu gosto quando ela pensa que essa vai passar, vai aprender e vai encontrar novas fases que farão mais sentido lá na frente. A garota não precisa mais de respostas. Ela se ama, se completa e mesmo que seu coração seja quebrado, ela ainda acredita que existem lições a serem aprendidas e vai em busca da sua nota dez na prova da vida.
- Jana Escremin

Nenhum comentário: