quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Olhares que nos ganham


Quando pequena eu e minhas irmãs colocávamos o vestido de casamento da minha mãe e vivíamos o sonho de ser a princesa do castelo que esqueceram em alguma torre. Naquela época algo já estava escrito. Enquanto minhas irmãs queriam ser princesas, eu vestia o personagem de noiva. Sonhava com a igreja, um homem que me amasse, com as canções e com aquele olhar que só quem está em cima de um altar possui. Mas eu era pequena, não entendia o que era um casamento. Apenas entendia daquele momento, que querendo você ou não, é muito emocionante.
O tempo passou, cresci e nunca mais vi aquele vestido. Todos apostavam em mim como a primeira a casar, sonhar, ter filhos. Eu fui a grande aposta para chegar no final feliz (segundo a sociedade) de um homem e uma mulher. Mas não previ como a vida nos toma de uma forma inesperada e tudo muda. Vieram os primeiros relacionamentos. Quanto romance eu poderia carregar em um corpo tão pequeno? Não importava, eu carregava e ponto final. Só que não pensava mais em casamentos. Pensava em estar junto e isso parecia bastar. E como uma inocente criança brincando de bonecas, pensava que relacionamentos deveriam ser fáceis. Talvez por pensar assim já dava início as dificuldades.
Crescer implica numa série de coisas, entre elas aceitar e se adaptar para manter por perto quem desperta um sentimento bom. As vezes não é suficiente para algum dos lados e tudo bem. Aprendi que não tem problema, separações nos ensinam mais do que qualquer relacionamento perfeito e amadurecemos para os próximos. Simples assim.
Chegou um momento que acreditei de novo no casamento, mas parecia que a cada perda eu deixava um pouco daquele vestido para trás. Era como se viver ao lado de alguém me tirasse os planos impostos por filmes e músicas. Afinal a felicidade é incerta e eu só queria certezas, ainda mais se elas tivessem a ver com a minha felicidade.
O vestido não fazia mais sentido. A igreja não existia dentro de mim. Os homens estavam cada vez mais longe de altares ou de querer conquistar nosso "felizes para sempre". As canções eram mais sobre perdas, aprendizados, dores e agradecimentos por ter vivido tais histórias. Não deixei de acreditar no amor, na união ou nesse sonho que tinha quando criança, mas hoje tais vontades não habitam mais em mim.
Porém, ainda tem algo com que nunca consigo parar de sonhar. O olhar. Aquele que nos tira o chão, nos engole, nos faz sonhar com os cabelos brancos e apelidos carinhosos. O olhar ainda me prende ao vestido. Já o tive por alguns segundos e a felicidade que me trouxe ainda traz lágrimas aos olhos. Esse olhar é o que me faz continuar. É por ele que levanto todos os dias na esperança de que alguém nesse mundo louco entenda a sua importância. E não precisarei daquele vestido ou daquelas canções. Só quero um olhar sincero, pois não tem nada mais bonito do que aquele que expressa admiração.
Conforme crescemos os planos começam a ficar mais simples. Se antes você queria uma mansão, hoje uma casinha aconchegante já faz sentido. Se antes você queria ter o carro do ano, agora você quer ter um carro bom que possa te levar para qualquer lugar sem dores de cabeça. E com o amor é assim. Todas as exigências sobre aparências físicas e qualidades passam de mil para pequenos detalhes, como ter respeito, admiração, companheirismo e dedicação.
É... Quer deixar qualquer pessoa enlouquecida? Tenha esse olhar. É impossível fingir quando ele nos desperta. Olhando ou sendo olhada, é por esse momento que me mantenho forte e não vou perder meu objetivo mesmo vivendo em uma época tão superficial de olhares. Eu não tenho mais aquele vestido, aquele sonho, aquela vontade de colocar um véu e caminhar para o altar. O que eu ainda tenho é a esperança daquele olhar que machuca de tão bonito e que faz qualquer coração bater mais forte.
Talvez eu não mereça esse olhar, vai saber né? Mas ninguém me disse que não devo lutar por ele. Vou lembrar do vestido só para ter certeza que alguém o colocou pois alcançou o olhar tão cobiçado para corações como o meu. Esperança é algo lindo, e olhares sinceros são melhores ainda. Sorte de quem já o encontrou e força para quem ainda o busca. Essa é a vida.
Bonita né? Basta olhar.
- Jana Escremin

Nenhum comentário: